Beneficios do Karatê

Quem deve fazer:


- A partir dos 11 anos de idade, pode-se começar o treino de karatê. Para crianças menores, é importante que aula tenha características mais lúdicas, além das noções da luta.Entende-se como "saúde" o bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano, e não somente o estado de "ausência de doenças". O Karate é tido como um vetor de saúde.
Vantagens:


- Proporciona grande condicionamento cardio-vascular e muscular (não há ganho de massa muscular, mas de força e definição).
- Desenvolve a coordenação motora e a mobilidade das articulações.(bom nível de capacidade aeróbica)
- Exige o aprendizado de estratégias por parte do lutador.
-Incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, etc.
- Incentiva o auto-controle emocional, Estabilidade emocional. A situação de luta colabora eficazmente para conquista do auto-controle. Qualquer descontrole de emoções tem imediata repercussão no rendimento e na performance. Por isso é preciso dedicar-se com empenho, para conseguir a necessária serenidade.
-Respeito aos outros, bons costumes em relação ao meio ambiente, equilíbrio, boa postura e respiração correta, que são estimulados pelos rituais tradicionais.
-Empenho e dedicação, exigindo o máximo do corpo e da mente, treinando com paciência e perseverança até fazer desses objetivos um hábito.
- Pode ser aplicado à auto-defesa.
-Estímulo à coragem para enfrentar obstáculos.
- força
- resistência
- desenvolvimento moral
- sensação de bem-estar
- redução dos níveis de ansiedade
- auto-estima
- melhoria da imagem física de si mesmo
- auto-conhecimento
-Coração forte e vasos sanguíneos resistentes
-Ossos mais resistentes
-Aumento da capacidade pulmonar
-valorização do bom relacionamento interpessoal, respeito mútuo, caráter, disciplina, persistência e auto-controle.

Riscos:


- Os riscos são proprcionais à prudência do professor, isto é, com um professor cuidadoso, o aluno corre poucos riscos de se machucar.
Período mínimo para fazer efeito:


- Se praticado regularmente (3 vezes por semana), os resultados físicos e técnicos aparecem rápido, em cerca de um a dois meses.
Gasto calórico médio:


- O gasto calórico entre 500 e 800 calorias equilibra o percentual de gordura corporal. Em um treino puxado, pode chegar a 800kcal/h.
Dicas do especialista:


As pessoas devem se habituar a usar o karate-go ou kimono (uniforme do karate) e, eventualmente, protetores para boca. Mas, em qualquer luta, a peça fundamental é o professor. Por isso, o aluno deve procurar uma academia com professores capacitados, tanto técnica quanto psicologicamente, para ensinar o karate.
O Karate-Do Tradicional na educação e formação da criança


No mundo de hoje, os valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe freqüentemente trabalham e, às vezes, não têm condições de ajudar a construir estes valores na criança, por não estarem sempre em contato com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão e/ou em contato com companhias inadequadas. Além disso, as escolas, em geral, priorizam o aspecto intelectual, dando menos ênfase aos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.

A prática do Karate-Do sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas, por exemplo), nocivos à saúde.

Nesse sentido, podemos dizer que a prática correta do Karate-Do Tradicional auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Com relação ao aspecto físico, ela estará sempre se exercitando, o que proporciona um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.